sexta-feira, 22 de junho de 2012

Para que serve uma Consultoria de Imagem ?


Quando falamos em Consultoria de Imagem, o que realmente queremos dizer? Qual o papel desse profissional?

A sua imagem é o que as pessoas percebem sobre você. Já pensou sobre isso? Em um estudo sobre linguagem não-verbal, o Dr. Albert Mehrabian, professor de psicologia na Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), concluiu que 55% da mensagem é transmitida via linguagem corporal. Ainda segundo o mesmo estudo, a voz é responsável por 38% e as palavras apenas por 7%. A linguagem não verbal é constituída pelos outros elementos envolvidos na comunicação: gestos, tom de voz, postura corporal.

Então, são através desses sinais, que as pessoas formam a imagem sobre quem você é. E se essa imagem não transmite quem você realmente é, significa que algo está errado nesse processo de comunicação emissor – receptor. O Consultor de Imagem entra nesse processo para ajudar seus clientes a transmitirem a imagem que desejam e a que precisam.
 Existem Consultores de Imagem focados em trabalhar com a aparência, com o comportamento ou com a comunicação. E também temos os que trabalham em todas essas áreas. O especialista em aparência trabalha com a linguagem das roupas, acessórios, cores que seu cliente usa no dia-a-dia.
O especialista em comportamento trabalha com a parte de etiqueta, protocolo e cerimonial.
O especialista em comunicação pode trabalhar com a comunicação verbal (oratória, técnicas de apresentação, resolução de conflitos, relacionamentos interpessoais) e com a comunicação não-verbal (linguagem corporal, voz). Ou encaminhar o cliente para trabalhar com outros profissionais, como por exemplo, para um fonoaudiólogo para trabalhar a voz ou para um psicólogo, que trabalha as questões de conflitos e de relacionamentos.
O foco desse profissional é trazer à tona as melhores qualidades de seus clientes. Muitas vezes você pensa que está sendo mal interpretado? Que as pessoas não conseguem perceber quem você realmente é? Ou que simplesmente não consegue expressar o que gostaria e/ou deveria? Já pensou em procurar um profissional da área de Consultoria de Imagem? Pode ser um caminho…

Nenhum comentário:

Postar um comentário